Você também utiliza o DIU?

Você também utiliza o DIU?

22/11/2023 às 21:01:40

Esse é um procedimento bem simples, meninas, feito muitas vezes no próprio consultório. Com auxílio do espéculo vaginal, retiramos o DIU pelo fio-guia que é deixado para fora da cavidade uterina durante o processo de inserção.

A remoção pode ser necessária para a substituição em cada de vencimento da duração indicado para o método ou pela opção de troca de método, por exemplo.

Mas, muito se falou ultimamente sobre isso, então vamos esclarecer alguns detalhes:
Durante esse processo, pode ser que haja uma sensação de desconforto e/ou dor leve, seguido de um pequeno sangramento, mas tudo costuma ser sempre bem tolerado pelas pacientes.

O procedimento é completamente seguro e eficiente, se feito no ambiente controlado, conforme indicação clínica e pelo ginecologista capacitado para isso.

Isso quer dizer que em NENHUMA hipótese você deve remover o DIU sozinha! Primeiro pela questão mais básica: esterilização dos instrumentos, segundo que a chance de você deslocar o DIU da posição correta e causar um quadro de cólica e sangramento intenso, necessitando ir para uma emergência, é muita alta!

Então fica o alerta! 

Tem dúvidas quanto a inserção ou remoção? Comenta aqui e compartilha com uma amiga que precisa saber!

 

 

Dra. Anna Dorothéia
Ginecologia e obstetrícia
CRM-CE 13888
RQE 7949

 

Av. Treze de Maio, 1383, Sala 505 -Tower 13, Fátima
 (85) 3247-6096
Fortaleza - Ceará